Na última semana, escrevi um pouco sobre a análise do ponto de equilíbrio financeiro, em tempos de crise como o que estamos vivenciando atualmente é muito importante para que a empresa possa dimensionar quanto deve vender para que no mínimo possa pagar suas contas sem prejuízos.
O problema que identificamos nesse método é relacionado ao fato de que a maior parte das empresas trabalham com uma variedade maior do que apenas um tipo de produto e que os mesmos apresentam diferentes níveis de margem de contribuição (lucratividade). Para isso propomos uma análise mais avançada a partir de uma matriz de custo-volume-lucro, que poderá ser elaborada de duas maneiras: 1) a partir de um histórico de volume de vendas, caso a proporção das vendas tenha como tendência ser mantida. 2) a partir de projeção de participação das vendas de cada produto.
Podemos também propor um mix de vendas a partir da relação de lucratividade de cada produto, para isso necessitamos fazer uma análise detalhada da margem de contribuição de cada produto, quais são aqueles que contribuem mais para o pagamento custo fixo da empresa? quais podem ser vendidos com desconto e ainda apresentar uma lucratividade atraente? quais não podem ter desconto em nenhuma circunstância? entre outras questões.
A análise de lucratividade dos produtos se torna um dos indicadores importantes para que a empresa possa se guiar na tomada de suas decisões estratégicas, também serve como base para outros indicadores como por exemplo a matriz sugerida acima, pois associada ao volume projetado, podemos identificar se a empresa conseguirá atingir seus objetivos mínimos e assim, se necessário for, fazer os ajustes necessários em nosso planejamento, quer seja relacionado ao volume, quer seja relacionado ao preço de venda.
Em nossa próxima publicação falaremos um pouco mais sobre a separação dos custos e despesas entre fixos e variáveis, que é o primeiro passo para iniciar uma análise sobre margem de contribuição.
Até breve!